EM Beth Sarubbi

EM Beth Sarubbi

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

LIÇÃO DE CASA PARA OS 6º ANOS - ARTE (PROF FÁBIO)

ATENÇÃO ALUNOS DOS 6ºs ANOS 
A, B, C, D, E

De acordo com o texto que está no caderno sobre Arte Rupestre e com o Capítulo 5 da apostila sobre Arte Rupestre, responda o questionário abaixo, numa folha separada.

Entregar na próxima aula de arte:
- Dia 29/10: 6º anos A, B, C, D
- Dia 30/10: 6º anos E (aluno que for no Parque Aquático entregar um dia antes na sala de arte ou deixar com um colega que não irá ao passeio).

1) Como eram os artistas do Período Paleolítico?

2) Por que os desenhos encontrados nas paredes das cavernas representavam objetivos mágicos para o homem pré-histórico?

3) Por que a maioria das esculturas encontradas no Período Paleolítico representava a figura feminina?

4) Como era a arte no Período Mesolítico?

5) Quais eram os achados mais significativos do Período Mesolítico?

6) Surge na era neolítica o fogo. Qual a importância disso na Arte Neolítica?

7) O que os homens desenhavam nas paredes das cavernas no Período Neolítico?

8) Além de objetos de metais, que produtos foram desenvolvidos e criados pelo homem pré-histórico do Período da Idade dos Metais?

9) Qual a intenção do homem pré-histórico em deixar desenhada a sua mão nas paredes das cavernas?

10) Em que locais foram encontrados os primeiros desenhos da arte rupestre?

11) Por que o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade?

12) Quais os materiais que os homens da Pré-história usavam para desenhar e como eles faziam as suas tintas?



PARA OS ALUNOS QUE FALTARAM OU, QUE POR ALGUM MOTIVO, NÃO COPIARAM O TEXTO COMPLETO, FAVOR COLOCAR O CADERNO EM ORDEM.


ARTE RUPESTRE



PRÉ-HISTÓRIA


|_____________________|________|___________________|_________|
            Paleolítico               Mesolítico            Neolítico                Idade dos
                                                                                                         Metais



 
1)   Arte no Período Paleolítico

O Período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, conhecido também por Período da Selvageria, se estendeu da origem do homem até aproximadamente 10.000 a.C., isto é, por cerca de três milhões de anos. Época da primeira intervenção do homem no meio-ambiente com utensílios de pedra. Os homens deste período eram basicamente caçadores e coletores, portanto tinham que se movimentar constantemente de um lugar para outro, com a intenção de buscar alimentos para a sobrevivência – assim, eram nômades.
Os artistas eram também caçadores, tinham que trabalhar, mas estes homens provavelmente tinham alguns privilégios, destacando-se dos outros, talvez como os primeiros profissionais da História. 
Indícios levam a crer que as representações artísticas de animais, encontradas nas paredes das cavernas deste período, como a Gruta de Altamira, na Espanha, localizada em 1879, refletem objetivos mágicos. Ou seja, é bem possível que esses caçadores acreditassem na profunda interação entre a arte e a realidade. Pintar uma manada de mamutes podia, por exemplo, transpor para o real o surgimento desses animais e, portanto, garantir a sobrevivência do grupo.
Da mesma forma, criar uma escultura representando a fertilidade, podia, segundo acreditavam estes homens, influenciar na procriação do grupo, propiciando seu crescimento. Esta arte não era, a princípio, decorativa, mas uma forma de atuar junto às forças sobrenaturais.
            A produção artística deste período inclui ferramentas de pedra talhada, objetos decorados, joias, estatuetas expressando imagens femininas ou animais, relevos, pinturas parietais – encontradas nas paredes das cavernas, geralmente referentes à caça, expressando, aliás, um conhecimento profundo dos animais. Os artistas do período Paleolítico realizaram trabalhos em escultura e não apenas na pintura. Mas, tanto em um quanto no outro, nota-se a pouca representação de figuras masculinas. Predominam mesmo figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas, com destaque para Vênus de Willendorf, escultura descoberta num sítio arqueológico próximo de Willendorf, na Áustria, em 1908.

 
2)   Arte no Período Mesolítico

O Período Mesolítico é o período intermediário da pré-história e pelo que se sabe, em poucas regiões do planeta o Mesolítico aconteceu. A arte mesolítica era muito mais simples, porém com muitas características do paleolítico. A figura humana (mais a feminina) passou a ser frequentemente representada. As pinturas deste período retratavam guerras tribais e cenas de colheitas e caçadas.
A Principal característica da arte deste período é o naturalismo (o homem pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via, de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava). Os achados arqueológicos mais característicos do Mesolítico são as pontas de flecha, os arpões e os anzóis de pedra ou osso.

3)   Arte no Período Neolítico

O Período Neolítico, também conhecido por Idade da Pedra Polida  (teve início em mais ou menos 10.000 a.C. e se prolongou até mais ou menos 5.000 a.C.), por conta do uso de ferramentas produzidas com pedras lascadas e polidas. Marcou o aparecimento da agricultura e, consequentemente, do sedentarismo. Ao retirar seus alimentos do solo, os homens sentem a necessidade de fixar-se na terra, construindo casas e, assim, constituindo-se nos primeiros arquitetos da história da humanidade.
Esse desenvolvimento marcante da humanidade propicia o nascimento de instituições como a família. Com os rituais religiosos substituindo a magia, a constatação de que forças sobrenaturais regem o comportamento da natureza, a percepção de que as mudanças climáticas influem no cultivo da terra, o homem institui os cultos, a adoração aos ídolos, amuletos e símbolos sagrados, que podem ser invocados nos momentos mais difíceis.
Surge na era neolítica a produção do fogo, da cerâmica, a fiação, a tecelagem, uma arte que evolui para parâmetros geométricos, contrastando com o naturalismo realista do Paleolítico. Na criação das formas, o artista opta pelo abstracionismo, pois os seus sentidos não precisam mais se concentrar na caça, podem assim se voltar para as imagens representadas em sua mente, ou seja, para o abstrato, o racional, produzindo um estilo não mais figurativo. Afinal, ele agora reserva seus momentos de repouso para as atividades artísticas.
Os temas das representações artísticas também não são os mesmos. Ao contrário do homem do Paleolítico, que expressava nas paredes das cavernas suas preocupações com a sobrevivência, ou seja, a caça, o artista neolítico, que começa a se organizar em grupos, expressa sua vivência inicial do coletivo.

4)   Arte na Idade dos Metais

Iniciada em mais ou menos 5.000 a.C. e encerrada por volta de 4.000 a.C., com a descoberta da técnica para a fabricação de diversos utensílios com metais. O cobre foi o primeiro metal usado pelo ser humano que, mais tarde, aprendeu a misturá-lo ao estanho para, assim, obter o bronze, que era mais resistente. Mais tarde, aprendeu-se a lidar com ferro.
Os estudos indicam que provavelmente seus habitantes produziam também um tipo especial de cerveja. Apesar da caça ser uma atividade importante, os seus moradores também criavam ovelhas e gado para alimentação e vestimentas. Além disso, o artesanato e a fabricação de joias eram bem desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário